A Yoga é uma prática milenar. Através do exercício de posições — chamadas ásanas —, o praticante entra em um estado de paz e concentração para si.
Atualmente, em meio a um mundo cada vez mais ocupado, a atividade é um modo de fugir da correria. Por isso, é cada vez mais popular entre todas as idades.
Dentre as inúmeras vantagens, está a acessibilidade. Qualquer um pode praticar Yoga e desfrutar de seus benefícios para a saúde física e mental.
Neste post, entenda porque a prática é cada vez mais recomendada — e o que você precisa saber para começar a se exercitar:
Quais são os benefícios da Yoga?
Flexibilidade
Um dos objetivos da Yoga é fazer com que seu corpo trabalhe em sinergia. Sua musculatura e articulações se movem de acordo com os comandos da mente e do ritmo da respiração.
Realizar exercícios diariamente irá aumentar sua flexibilidade. Isso faz com que pontos de tensão do corpo, como os quadris e a lombar, possam relaxar. Como consequência, toda a região distribui o peso do corpo corretamente, gerando menos dores.
Protege a coluna
A nossa coluna vertebral se movimenta através de discos intervertebrais. Se ficarem estáticas, essas articulações não recebem os nutrientes necessários e podem causar hérnias.
A Yoga, além de incentivar o movimento correto das costas, auxilia a promover uma postura correta. Através das ásanas e exercícios de respiração, nos tornamos conscientes de nosso corpo e do espaço que ele ocupa.
Foco e calma
Além de ser uma atividade física, a Yoga também é uma terapia. Afinal, um de seus principais objetivos é acalmar a mente e manter você mais presente.
Enquanto o exercício é realizado, todo o corpo passa por uma resposta relaxante. Há melhora no fluxo sanguíneo, liberação de serotonina (hormônio da felicidade) e redução do cortisol (hormônio do estresse).
Estudos indicam que a Yoga ajuda do tratamento de doenças como depressão e ansiedade. Outros benefícios para a saúde mental é a melhora na memória, concentração e autoestima.
O que preciso para começar a praticar Yoga?
Escolha o estilo que combina com você
Por ser uma atividade milenar, a Yoga se desenvolveu em diversas modalidades. Se você é novo neste universo, o ideal é começar com a ajuda de um instrutor.
Confira alguns dos estilos de Yoga:
● Hatha Yoga: é o método “clássico”, e também o mais conhecido. Indicada para iniciantes, que não possuem afinidade com alongamentos e exercícios físicos
● Iyengar Yoga: utiliza objetos como cadeiras, cintos, almofadas e blocos para auxiliar no alinhamento. É ideal para pessoas com deficiência, idosos e quem precisa de adaptação para praticar as posturas
● Ashtanga Vinyasa Yoga: mais desafiadora, é realizada através de seis séries de prática. Só é possível passar para o próximo “nível” quando todas as ásanas da série forem dominadas. É ideal para quem já pratica atividades físicas e precisa de um desafio para se manter motivado.
Encaixe sessões na sua rotina
Para treinar o corpo e a mente, disciplina é fundamental. Portanto, o ideal é realizar sessões diárias, pelo menos nos primeiros meses.
Você pode realizar sessões com um instrutor uma ou duas vezes por semana, e praticar as posições em casa diariamente. Ao manter um horário dedicado ao exercício, o cuidado com sua saúde passa a ser valorizado.
Defina um espaço
O único requisito para o ambiente é que o chão seja plano e liso. O ideal é ter espaço para realizar os movimentos sem se preocupar em bater nos móveis. Se for preciso, mova a mobília antes do exercício.
Quanto mais silencioso for o local escolhido, mais fácil será a concentração para iniciantes. Porém, em meio à vida urbana, vale colocar uma playlist relaxante para entrar no clima.
Acessórios
A Yoga não exige grandes equipamentos. Aqui, sua ferramenta é seu próprio corpo.
Sempre faça os exercícios com uma roupa confortável e flexível. O modelo é o de sua preferência, porém evite tecidos que possam impedir ou distrair a prática.
Instrutores recomendam um tapete para realizar as ásanas. É ele que garantirá que você mantenha estabilidade e não escorregue.
No início, é possível usar uma toalha simples. Porém, conforme a dificuldade das posições aumenta, é essencial escolher um tapete de qualidade.
A Yogakap, da Kapazi, é antiderrapante em ambas das faces. Além disso, é produzido com material super-resistente e fácil de lavar. Conheça os modelos aqui!
Todas as pessoas podem fazer Yoga, pois a atividade se adapta a todos.
Por isso, não se sinta desmotivado se você não encontrou o foco logo nas primeiras tentativas. Nunca se compare: concentre-se no seu próprio caminho.
Praticar Yoga é um ato de afeto com o próprio corpo. Estamos dizendo a nós mesmos que nos importamos com nossa saúde, nossa tranquilidade. Então, encontramos equilíbrio.