Cuidados com os animais e dicas sobre o Covid-19

By Kapazi Dicas Nenhum comentário em Cuidados com os animais e dicas sobre o Covid-19

Em poucos meses, o novo coronavírus virou o assunto mais falado no mundo. E não é para menos, afinal, estamos diante de uma pandemia que requer cuidados. Neste momento, muitas dúvidas surgem, entre elas, como fica a questão do coronavírus em animais.

Atualmente, as pessoas sabem (ou pelo menos deveriam) quais são os cuidados básicos que precisam ter para evitar contrair o vírus. Como:

  • Evitar aglomerações;
  • reduzir contato com outras pessoas;
  • lavar bem as mãos com sabão;
  • aplicar álcool em gel;
  • usar máscaras;
  • cobrir o nariz e a boca quando for tossir ou espirrar.

Entretanto, muitos “papais” e “mamães” de pet ficam sem saber como proceder em relação ao coronavírus nos animais. Por isso, neste texto, explicaremos o assunto e daremos dicas para cuidar do amigo de quatro patas em época de pandemia.

Coronavírus: entenda de uma vez por todas esse assunto

Primeiramente, precisamos esclarecer algumas informações sobre o assunto. Coronavírus, na verdade, não é o nome desse tão temido vírus, mas da família que ele faz parte.

Se coronavírus é a família, então você deve estar se perguntando como é o nome desse vírus. A nomenclatura oficial é Sars-CoV-2. Há outro termo muito usado por aí: Covid-19.

Covid-19 (Coronavírus Disease 2019 ) é a sigla para: corona + vírus + doença + ano que surgiu. Ou seja, Covid-19 é a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, da família coronavírus

Compreender toda essa questão é fundamental para entender a relação do coronavírus em pet e desmistificar alguns boatos que circulam na rede.

Coronavírus em animais: o que você precisa saber

Dentro da família coronavírus há tipos de vírus que são próprios de algumas espécies de animais, como camelos, morcegos, gatos, cães e até mesmo peixes.

Porém, são vírus específicos dessas espécies que não têm relação com o causador desta pandemia. Até agora, não há comprovações científicas de que cães e gatos contraíram o novo coronavírus.

Todavia, o fato dos pets não contraírem esse vírus, não significa que eles não possam ser meios de transmissão. Confuso? Segue a explicação: É sabido que o Sars-CoV-2 sobrevive por dias dependendo da superfície que se aloja.

Dessa forma, uma pessoa contaminada com o vírus pode passá-lo por meio do pelo do animal, coleira, comedouro, roupinhas e demais objetos do pet que manusear ou espirrar próximo.

Para frisar: cães e gatos não pegam e não ficam doentes pelo novo coronavírus, mas podem alojar o vírus se um humano contaminado tocar neles, por exemplo.

Cuidados de higiene para evitar coronavírus em pet

Os bichinhos precisam estar sempre bem alimentados, com água fresca abundante e um local específico para descansar e fazer necessidades. Essa limitação espacial na residência facilita a limpeza e higienização.

A orientação para pessoas com suspeita ou diagnóstico do novo coronavírus é evitar tocar nos pets. Caso não seja possível, devem usar proteção, como luvas e máscaras.

E como ficam os passeios? Os gatos são mais tranquilos para ficar em casa, mas cães normalmente precisam atividade. Se você estiver com sintomas da Covid-19, peça ajuda para outra pessoa.

Os passeios precisam ser rápidos e tomando cuidado para não haver interação com outros humanos. Na hora de retornar ao lar, o animal e os acessórios dele precisam ser higienizados.

Linha pet da Kapazi: invista no conforto e na saúde do seu companheiro

Os Pets transformam, encantam e deixam mais vivo qualquer ambiente. Foi pensando nisso, que a Kapazi desenvolveu uma linha PET especialmente dedicada a esses nobres amiguinhos: a linha Pet Vinil

Criada especialmente para seu melhor amigo, os tapetes e capachos dessa linha são feitos de material mais resistente, fácil de limpar e higienizar, e confortáveis, para que os animais fiquem aconchegados e também proteja seu piso.

Os produtos dessa linha podem ser usados em diversos espaços, desde a entrada da sua casa, para facilitar a higienização do animal, ou na área de necessidades do mesmo. Tornando, assim, mais fácil a limpeza do local para evitar contágio do novo coronavírus.

Afinal, já que a recomendação é ficar em casa, nada melhor do que um companheiro de quatro patas para tornar a quarentena mais divertida, não é mesmo? Tomando esses cuidados, você preserva a sua saúde e a do seu amigo.

Confira algumas fotos:

Em época de fake news, precisamos tomar cuidado com as informações, a fim de evitar pânico e reações exageradas. O coronavírus em animal não precisa tirar o sono, basta seguir nossas dicas e tomar muito cuidado diário que no final tudo ficará bem!

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e receba sempre dicas para o seu dia a dia!

 

  • Share:

Leave a comment