Yoga: benefícios e passo-a-passo para começar a prática!

Leia em 4 minutos

A Yoga é uma prática milenar. Através do exercício de posições — chamadas ásanas —, o praticante entra em um estado de paz e concentração para si

Atualmente, em meio a um mundo cada vez mais ocupado, a atividade é um modo de fugir da correria. Por isso, é cada vez mais popular entre todas as idades. 

Dentre as inúmeras vantagens, está a acessibilidade. Qualquer um pode praticar Yoga e desfrutar de seus benefícios para a saúde física e mental. 

Neste post, entenda porque a prática é cada vez mais recomendada — e o que você precisa saber para começar a se exercitar:

Quais são os benefícios da Yoga?

Flexibilidade

Um dos objetivos da Yoga é fazer com que seu corpo trabalhe em sinergia. Sua musculatura e articulações se movem de acordo com os comandos da mente e do ritmo da respiração.

Realizar exercícios diariamente irá aumentar sua flexibilidade. Isso faz com que pontos de tensão do corpo, como os quadris e a lombar, possam relaxar. Como consequência, toda a região distribui o peso do corpo corretamente, gerando menos dores. 

Protege a coluna

A nossa coluna vertebral se movimenta através de discos intervertebrais. Se ficarem estáticas, essas articulações não recebem os nutrientes necessários e podem causar hérnias. 

A Yoga, além de incentivar o movimento correto das costas, auxilia a promover uma postura correta. Através das ásanas e exercícios de respiração, nos tornamos conscientes de nosso corpo e do espaço que ele ocupa. 

Foco e calma

Além de ser uma atividade física, a Yoga também é uma terapia. Afinal, um de seus principais objetivos é acalmar a mente e manter você mais presente.

Enquanto o exercício é realizado, todo o corpo passa por uma resposta relaxante. Há melhora no fluxo sanguíneo, liberação de serotonina (hormônio da felicidade) e redução do cortisol (hormônio do estresse).

Estudos indicam que a Yoga ajuda do tratamento de doenças como depressão e ansiedade. Outros benefícios para a saúde mental é a melhora na memória, concentração e autoestima.

O que preciso para começar a praticar Yoga?

Escolha o estilo que combina com você

Por ser uma atividade milenar, a Yoga se desenvolveu em diversas modalidades. Se você é novo neste universo, o ideal é começar com a ajuda de um instrutor. 

Confira alguns dos estilos de Yoga:

Hatha Yoga: é o método “clássico”, e também o mais conhecido. Indicada para iniciantes, que não possuem afinidade com alongamentos e exercícios físicos

Iyengar Yoga: utiliza objetos como cadeiras, cintos, almofadas e blocos para auxiliar no alinhamento. É ideal para pessoas com deficiência, idosos e quem precisa de adaptação para praticar as posturas

Ashtanga Vinyasa Yoga: mais desafiadora, é realizada através de seis séries de prática. Só é possível passar para o próximo “nível” quando todas as ásanas da série forem dominadas. É ideal para quem já pratica atividades físicas e precisa de um desafio para se manter motivado. 

Encaixe sessões na sua rotina

Para treinar o corpo e a mente, disciplina é fundamental. Portanto, o ideal é realizar sessões diárias, pelo menos nos primeiros meses.

Você pode realizar sessões com um instrutor uma ou duas vezes por semana, e praticar as posições em casa diariamente. Ao manter um horário dedicado ao exercício, o cuidado com sua saúde passa a ser valorizado.

Defina um espaço

O único requisito para o ambiente é que o chão seja plano e liso. O ideal é ter espaço para realizar os movimentos sem se preocupar em bater nos móveis. Se for preciso, mova a mobília antes do exercício. 

Quanto mais silencioso for o local escolhido, mais fácil será a concentração para iniciantes. Porém, em meio à vida urbana, vale colocar uma playlist relaxante para entrar no clima. 

Acessórios

A Yoga não exige grandes equipamentos. Aqui, sua ferramenta é seu próprio corpo. 

Sempre faça os exercícios com uma roupa confortável e flexível. O modelo é o de sua preferência, porém evite tecidos que possam impedir ou distrair a prática.

Instrutores recomendam um tapete para realizar as ásanas. É ele que garantirá que você mantenha estabilidade e não escorregue.

No início, é possível usar uma toalha simples. Porém, conforme a dificuldade das posições aumenta, é essencial escolher um tapete de qualidade.

A Yogakap, da Kapazi, é antiderrapante em ambas das faces. Além disso, é produzido com material super-resistente e fácil de lavar. Conheça os modelos aqui!

Todas as pessoas podem fazer Yoga, pois a atividade se adapta a todos. 

Por isso, não se sinta desmotivado se você não encontrou o foco logo nas primeiras tentativas. Nunca se compare: concentre-se no seu próprio caminho

Praticar Yoga é um ato de afeto com o próprio corpo. Estamos dizendo a nós mesmos que nos importamos com nossa saúde, nossa tranquilidade. Então, encontramos equilíbrio.

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