Carregando

Qual o melhor tapete para cada ambiente?

Leia em 4 minutos

A escolha do tapete para nosso lar parece simples. Isso até percebemos o leque de opções disponíveis para escolhermos. 

Os modelos variam em tamanho, forma, material, cores e estampas. Então, como saber qual o tapete ideal para seu ambiente?

Para responder a esta pergunta, o truque é não focar apenas na beleza da peça. Os tapetes, além de decoração, possuem função harmônica e prática em qualquer cômodo. 

Afinal, eles esquentam o piso, proporcionando uma superfície confortável para seus pés. Além disso, demarcam o ambiente e têm o poder de repaginar todo o espaço. 

Por isso, confira nossas dicas para não errar na escolha dessa peça super importante:

Como escolher os melhores tapetes para cada cômodo da casa?

Sala de Estar

A sala é o primeiro ambiente que vemos quando chegamos em casa. Então, aqui a prioridade é a harmonia e o conforto

Mesmo em ambientes pequenos, é normal dispormos os móveis para criar distância entre o sofá e a TV. É neste espaço vazio onde recomenda-se o uso de um tapete retangular, para unir toda a decoração. 

A cor e estampa do tapete irá depender do estilo da mobília, e também da cor do piso. Porém, não dá para errar com cores neutras e estampas que conversem com as cores que você já utiliza. Aproveite para mostrar sua personalidade!

Caso sua sala seja integrada, um tapete grande é útil para delimitar o espaço. Dessa forma, você não precisa separar os cômodos com móveis, criando mais luz e mobilidade. 

Sala de Jantar

Normalmente, o tapete é colocado embaixo da mesa, destacando a principal parte do ambiente. Porém, cuidado: a peça deve incluir e ultrapassar as cadeiras, ou dará a impressão de “encolher” o móvel. O ideal é passar 70 cm da borda da mesa. 

Como é um ambiente onde você irá comer e beber, evite qualquer material que manche facilmente com líquidos e gorduras. A melhor opção é utilizar tapetes impermeáveis. 

Quarto

O quarto é um lugar onde seu conforto vem em primeiro lugar. Portanto, seu gosto pessoal pesa mais do que qualquer outra regra.

Para deixar o espaço aconchegante, o ideal é deixá-lo sempre organizado e bem iluminado. Por isso, evite materiais que acumulem poeira com facilidade. Outra dica é priorizar modelos que promovem um bom isolamento acústico e térmico. 

Há mais de uma maneira de utilizar tapetes no quarto. Se você gosta de praticidade, use um modelo retangular no pé da cama, para manter a limpeza dos pés. Não se esqueça de prendê-lo embaixo dos móveis, para evitar acidentes. 

Outra alternativa, para quem valoriza a decoração do espaço, é usar opções coloridas e artesanais. Pode-se colocar conjuntos espaçados entre o armário, poltronas e mesinhas.

Quarto infantil

Para as crianças, um tapete no quarto é essencial. Além de oferecer mais cor e diversão ao cômodo, a peça proporciona maior segurança contra caídas.

Para evitar acidentes, escolha opções antiderrapantes. O tapete Brisa Infantil, da Kapazi, foi desenvolvido para durar e trazer praticidade para o dia a dia.

Cozinha

Ao cozinhar, lidamos com objetos cortantes, fogo e água. Aqui, o tapete vai além da estética, já que tem a função de garantir mais estabilidade. 

Para que o material não deslize, é necessário conferir que o modelo tenha base emborrachada, garantindo a aderência com o chão. 

Porém, ter precaução não significa deixar de decorar o ambiente do seu jeito. A Linha Tropical, da Kapazi, tem a qualidade que você precisa em estampas cheias de personalidade. 

Um truque para criar harmonia nesse espaço é adquirir a passadeira em rolo da Linha Tropical. Você pode cortar as proporções na medida, criando um conjunto único para a sua cozinha.

Banheiros

Como o banheiro costuma ser um espaço menor, as cores comandam sua composição.

Para cômodos de cores neutras, você pode apostar em conjuntos coloridos para dar vida ao ambiente. Já banheiros com ladrilhas e móveis coloridos devem optar por tapetes lisos. 

O ideal para esse ambiente também são peças com o fundo emborrachado. 

Os tapetes são a forma perfeita para mudar o visual do lar. Agora que você conhece a melhor opção para cada ambiente, sua casa estará pronta para encantar nos menores detalhes.

Conheça o Brisa Infantil, a Linha Tropical e mais na Kapazi Online!