Carregando

Doce lar: 7 truques para uma casa aconchegante

Leia em 5 minutos

Quando entramos em um ambiente acolhedor, logo nos sentimos melhor.

Por isso, para uma casa se tornar verdadeiramente um lar, conforto é a palavra-chave.

Depois de um dia longo, nada melhor do que entrar em nosso espaço e estar em um refúgio contra todo o estresse da rotina. Para gerar esse efeito na sua casa, detalhes fazem toda a diferença.

Pensando nisso, separamos alguns truques simples para deixar seu lar aconchegante. Confira a seguir — e sinta-se à vontade!

7 dicas para deixar sua casa mais aconchegante

1 – Valorize a iluminação natural

Quando entramos em um lugar, nos sentimos melhor se conseguimos ver tudo ao nosso redor. Por isso, espaços bem-iluminados e arejados passam uma sensação de tranquilidade.

Para valorizar a luz natural, prefira cortinas com tecidos leves em áreas comuns. Assim, a sensação de luminosidade é valorizada durante todo o dia.

Caso o espaço não receba luz direta, truques de espelho e cores podem ampliar a iluminação natural de outros ambientes. Assim, até locais mais fechados não ficam com o ar “pesado.”

2 – Adicione maciez com almofadas extras

Almofadas são objetos simples e super efetivos. Um toque agradável auxilia a colocar nosso cérebro em descanso, depois de um dia de estímulos de alerta.

Enchimentos macios dão a sensação de conforto e ajudam a combater o estresse. Porém, cuidado: encher seu sofá ou cama de almofadas pode poluir o ambiente. Encontre o equilíbrio de acordo com o tamanho dos outros móveis.

Para harmonizar com o espaço, busque por cores e estampas que combinem com outros objetos. Conversar com tapetes e cortinas é uma dica fácil de concordância estética.

3 – Dê espaço para sua personalidade

Uma regra é clara: nosso lar precisa ter nossa cara. Então, não tenha medo de dar destaque para decorações que tenham valor pessoal para você.

Ornamentos de decoração sempre trazem dúvida. A verdade é que eles podem ser grandes aliados. Afinal, trazem aconchego e personalidade para o ambiente. Dê destaque para presentes e lembranças de viagens especiais!

Para manter o equilíbrio, evite a poluição espalhando as peças. Dessa forma, cada item ganha seu espaço.

Nas paredes, reserve um local para as fotos de família. Belas molduras podem conversar com os tons do cômodo. Enquanto isso, momentos especiais permanecem eternizados — e sempre à vista.

4 – Entre na onda da decoração em crochê

Esse tipo de artesanato está em alta, e não é à toa: peças de crochê, além de meigas, trazem uma sensação se nostalgia e conforto.

Capas de cadeiras e vasos são boas inclusões para a sua casa. Como podem ser facilmente trocados, você pode experimentar diferentes combinações de cores.

Outra dica é manter uma manta de crochê próxima ao sofá nos dias frios. O material macio nos convida para noites aconchegantes.

5 – Deixe a natureza entrar

Plantas — de qualquer tipo ou tamanho — possuem o poder de animar o cômodo. Afinal, elas dão vida a qualquer ambiente e são a solução perfeita para espaços que sofrem por serem “neutros demais.”

Para decorar sua casa com mais verde, não é preciso ter talento. Existem várias espécies que não demandam muito tempo ou atenção.

Porém, tome cuidado: preste atenção na quantidade de luz disponível para a planta, e busque um tipo de acordo.

Para equilibrar natureza e vida urbana, cuide para que as folhagens não impeçam o transitar do espaço.

6 – Use velas aromáticas para despertar o conforto

Para proporcionar momentos aconchegantes, as velas são uma ótima opção. Além de oferecerem uma iluminação discreta para noites românticas, elas possuem aromas que dão a sensação de conforto.

Para um momento compartilhado ou sozinho, uma vela aromática torna tudo mais especial.

7 – Transforme ambientes com tapetes

Um belo tapete tem o poder de transformar o ambiente. Isso acontece pois o tapete “enquadra” o espaço, tornando-o mais unificado, além de deixar tudo mais confortável.

Por isso, o tamanho e cor deve fazer sentido com todos os outros aspectos do espaço. Parece difícil, mas não precisa ser. Um truque para quem gosta de cores neutras é combinar o tom do tapete com a cortina.

Estampas são bem-vindas, desde que façam sentido com o resto do espaço. Em locais bem iluminados e decorados com plantas, estampas que lembram a natureza podem completar ambiente.

Quando a questão é aconchego, o material do tapete faz toda a diferença. Tecidos macios trazem conforto, e deixam o ambiente mais convidativo.

Como você percebeu, para trazer aconchego para a sua casa não precisa fazer grandes mudanças. Muitas vezes, conforto remete a coisas que nos fazem sentir bem com nós mesmos e que proporcionam momentos em família.

Aqui na Kapazi acreditamos que seu lar deve ter a sua cara. Por isso, desenvolvemos tapetes, pisos e revestimentos para todo tipo de ambiente. As nossas passadeiras trazem estampas para todos os gostos e têm o poder de revitalizar qualquer ambiente! Os tapetes para banheiros são confortáveis e fofinhos, já a linha infantil deixa os quartos dos pequenos quentinhos, seguros e divertidos! São os melhores produtos do Brasil, vem visitar nossa loja virtual e personalizar o seu espaço!