Decoração: 5 dicas para fazer seu espaço parecer maior

Leia em 3 minutos

Muitas pessoas ao se mudar, muitas vezes preferem ter um lar com o tamanho menor. Frequentemente, imóveis modernos e práticos oferecem plantas de 60 a 30 metros quadrados. 

Porém, isso não precisa ser um aspecto negativo

Um ambiente funcional e aconchegante é o cafofo ideal para fugir da correria. Para isso, bastam alguns truques simples e seu ambiente ficará mais agradável do que nunca. 

A seguir, confira como fazer seu lar parecer maior apenas com decoração:

5 truques simples de decoração para espaços pequenos

1. Espelhos

Ao refletir a luz, os espelhos dão sensação de amplitude ao espaço. Por isso, sempre são a regra número um para “aumentar” ambientes apertados. 

Sabe aquela parede vazia? Opte por um espelho grande e largo, que combine com seu estilo. Além, de dar um toque de personalidade, você perceberá na hora a diferença em todo o cômodo.

2. Poucos móveis

Não adianta querer preencher todos os cantos do lar. Assim, o pouco espaço e grande quantidade de mobília darão a impressão de que não há espaço para as pessoas. Na hora de escolher os móveis, lembre-se: menos é mais.

Busque por opções que tenham mais do que uma função — e que facilitem sua vida. A cor também faz diferença: tons brancos ou pretos são marcas registradas do estilo minimalista.

Na hora de escolher o sofá e poltronas, prefira os modelos altos, que mostram as pernas. Assim, a luz consegue circular por baixo da mobília, aumentando a sensação de amplitude.

3. Crie espaços de circulação

Depois de escolher sabiamente seus móveis, a segunda parte do truque é acertar na sua disposição. O ideal é criar o máximo de espaço, mas sem “empurrar” toda a mobília para os cantos.

Uma dica indispensável é desencostar todos os móveis da parede, nem que seja apenas alguns centímetros. Ao olhar o ambiente, o espaçamento engana nossa perspectiva e dá a sensação de profundidade.

Para ajudar a delimitar os ambientes sem ocupar espaço, use tapetes e passadeiras. Isso ajudará a “unir” toda a decoração do cômodo, além de adicionar conforto e personalidade. 

4. Iluminação

Um ambiente escuro passa o sentimento de que estamos trancados. Nossos olhos têm dificuldade de enxergar sem luz, por isso precisamos forçar a visão constantemente.

Por isso, mesmo que seu cômodo não dê para a vista mais bela, é vital abrir as janelas para deixar a luz entrar. Caso você seja fã de cortinas, busque por opções leves e de cores claras. 

Caso seu imóvel não se beneficie com luz natural o suficiente, aposte na iluminação de lâmpadas brancas ou de LED. Use abajures e luzes diretas para valorizar o ambiente — perfeito para aquele momento aconchegante.

5. Nas paredes, cores claras

De acordo com o estudo das cores, as cores claras e frias são as que mais dão a sensação de espaço. 

Enquanto isso, cores fortes dão a sensação de agito, e tons quentes dão a impressão que as formas estão “avançando” em nossa direção. 

Portanto, o melhor é optar pelos clássicos tons neutros. Se preferir o colorido, use tons pastéis — ou use a criatividade para pintar apenas detalhes com tons fortes. 

Conquistar seu lar significa ter um espaço para deixar a sua cara. Quer fazer isso com estilo? Acompanhe nosso blog e descubra mais dicas imperdíveis para transformar seus ambientes!