Carregando

Como mesclar estampas na decoração?

Leia em 4 minutos

Quem gosta de uma decoração criativa sabe que mesclar estampas pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas que pode fazer toda a diferença no ambiente. Afinal, elas podem deixar sua casa mais moderna, alegre e divertida sem que seja necessário fazer grandes mudanças estruturais.

São vários os padrões disponíveis que podem aparecer em paredes, vasos, cortinas, tapetes, almofadas, entre outros itens. E justamente por serem tantas opções, também é preciso redobrar o cuidado para não deixar o espaço exagerado. Para te ajudar a dar mais personalidade para o seu lar, com escolhas equilibradas, separamos dicas práticas sobre como mesclar estampas.

Ter algo em comum

Uma das principais dicas para mesclar estampas é escolher padrões que tenham algo em comum e que conversem entre si. Uma boa ideia é optar por desenhos diferentes, mas que tenham cores semelhantes.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/92464598589211498/

Outra forma simples de combinar diferentes padrões é escolher um ponto de partida. Por exemplo, se a cor da parede é verde, opte por estampas com a mesma base, usando tonalidades semelhantes.

Tonalidades divergentes

Quem deseja brincar com as tonalidades das estampas pode seguir uma regrinha básica: basta escolher tons complementares. Para te ajudar nessa tarefa e evitar que as cores conflitem entre si, você pode utilizar um círculo cromático. Nele, você consegue ver as diferentes tonalidades de uma cor. Assim, fica muito mais criar uma combinação que seja do seu agrado.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/122019471137261229/

Mesma característica

Outra forma simples de mesclar estampas é escolhendo aquelas que tenham a mesma característica. Por exemplo, se você deseja criar um ambiente clássico, dê preferência para padrões que remetem a isso, como formas geométricas.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/712483603537010260/

Varie nas escalas

Uma das maneiras mais simples de mesclar estampas é escolher uma principal e alterar apenas a escala. Se você optou por uma peça listrada, por exemplo, escolha outras que tenham esse mesmo padrão, mas com tamanhos diferentes.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/90846117472079261/

Contrapondo padrões

Se você está pensando em escolher um padrão um pouco mais chamativo, com desenhos maiores, o ideal é que a outra peça seja mais delicada. Você também pode escolher uma peça lisa, de textura aparente para fazer essa composição.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/11047961575503382/

Para espaços clean

Você acha que é impossível ter um espaço clean com estampas? Saiba que não é. Mas, nesse caso, a dica é apostar em padrões diferentes que tenham cores neutras.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/505599495674561531/

Bege, marrom, branco, preto e cinza são as mais pedidas. Porém, se você quiser dar um pouco mais de vida para o ambiente, nada impede que você utilize uma peça com uma cor um pouco mais chamativa.

Para não ter erro

Você sabia que as estampas listradas são as mais fáceis de combinar? Elas vão bem com outras listras, com formas geométricas, com poá e até mesmo com padrões florais.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/90846117472075272/

Sem falar que elas sozinhas podem oferecer diferentes percepções, dependendo de como estiverem posicionadas. Na vertical, por exemplo, elas aumentam o pé direito, dando a sensação de que as paredes são maiores. Já na horizontal, dão um ar de amplitude ao espaço.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/219128338097998936/

Dica extra: estampas florais com desenhos pequenos são perfeitas para espaços românticos e delicados. Já os padrões maiores são indicados para ambientes modernos.

Referência: https://br.pinterest.com/pin/461407924324835566/

Finalmente, se você juntou dois padrões um pouco mais chamativos e gostou do resultado, não tem problema nenhum. Lembre-se que em uma decoração, nada é proibido, e que a sua imaginação é o limite.

A Kapazi, possui produtos em seu catálogo com as mais variadas estampas e cores. Vão desde capachos de porta até tapetes especiais. Se você quer uma ajudinha para deixar a sua casa mais bonita, clique aqui para conferir nossos produtos!