Carregando

7 dicas para decorar um apartamento pequeno

Leia em 6 minutos

Aprenda como decorar um apartamento pequeno, aproveitando cada espaço disponível e proporcionando todo o conforto que você merece.

Cada vez mais pessoas têm optado por morar em residências pequenas. A razão para essa escolha geralmente tem relação com a manutenção do lar. Afinal, quanto menor é a casa, menor é o tempo que precisa ser dedicado à sua limpeza e organização. Mas, apesar de já ser uma escolha um tanto comum, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como decorar um apartamento pequeno.

Se você também se faz essa pergunta, não se preocupe. Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para ampliar os ambientes e a seguir, nós vamos te passar as principais dicas para aproveitar cada espaço disponível e deixar a casa com a sua cara.

Conceitos básicos

Antes de te passar dicas práticas de como decorar um apartamento pequeno, é importante falar sobre alguns conceitos básicos que são fundamentais para garantir a praticidade e a otimização de pequenos espaços.

  • Minimalismo: mais do que um estilo de vida, o minimalismo se torna uma necessidade quando estamos falando de casas pequenas. Afinal, é fundamental evitar excessos para que a casa possa se manter sempre em ordem.
  • Organização: você sabia que um ambiente bagunçado geralmente aparenta ser menor do que realmente é? Por essa razão, é imprescindível manter o lar organizado.
  • Otimização: quando falamos em lares pequenos, um dos primeiros conceitos que devem ser aprendidos é o poder da otimização dos espaços. Em uma casa com poucos lugares para armazenamento, até as portas de armários podem ser utilizadas para guardar seus pertences.
  • Planejamento: para garantir que cada espaço seja utilizado da melhor maneira possível, é fundamental estudar e planejar cada ambiente.

Como decorar um apartamento pequeno?

Dê preferência para as cores claras

Cores claras como branco, bege e cinza refletem a luz e por essa razão são grandes aliadas quando o objetivo é causar uma sensação de amplitude no ambiente. O ideal é que esses tons mais claros sejam utilizados não só nas paredes, mas também no piso.

Mas é claro que não precisa ser tudo branco. Paletas de tons pastéis causam o mesmo efeito no espaço. Até mesmo as cores mais fortes podem ser utilizadas, dependendo da sensação que você deseja causar no ambiente.

  • Paredes escuras e teto claro: essa técnica deixa o ambiente retangular, alongando-o. Nesse caso, você pode utilizar um tapete claro, como esse da Kapazi, para manter o foco nas paredes.
  • Paredes claras e teto escuro: rebaixa o ambiente, indicada para espaços compactos, mas que possuem teto alto.
  • Teto e parede do fundo da mesma cor, com paredes laterais claras: se o seu objetivo é deixar o espaço mais largo, essa é uma das melhores sugestões de pintura.
  • Parede do fundo escura: pode ser uma ótima solução para quem possui espaços pequenos na largura, mas amplos no comprimento.

Utilize espelhos

Essa é uma das dicas mais populares sobre como decorar um apartamento pequeno. E apesar de você provavelmente já conhecê-la, precisamos ressaltar a importância dos espelhos. Afinal, quando usados de forma estratégica, eles deixam o espaço mais amplo e ainda contribuem para a iluminação do ambiente.

Por isso, nossa dica é incluir uma peça grande nas áreas sociais, para que o espelho reflita o cômodo. Porém, vale lembrar que ele vai refletir tudo. Ou seja: se a sua casa tiver muitos itens decorativos, o ambiente pode acabar ficando sobrecarregado. Evite também instalá-los atrás de aparelhos eletrônicos, para não refletir as tomadas e cabos.

Use as paredes

Uma das principais dicas para quem quer aprender como decorar um apartamento pequeno é utilizar o espaço aéreo da casa. Afinal, essa é uma excelente solução para quem não possui muito espaço para armazenar seus pertences. Sendo assim, use e abuse de nichos, prateleiras, armários e ganchos para manter a organização da casa e garantir que cada coisa tenha seu devido lugar.

Atenção aos móveis

Os móveis planejados são os mais pedidos quando o assunto são apartamentos pequenos. Afinal, eles são feitos sob medida para aproveitar cada espaço que você tem disponível. É claro que isso não impede que você utilize móveis rústicos, porém precisamos ressaltar que é mais difícil encaixá-los na decoração de um apartamento pequeno.

Se você optar por eles, lembre-se de ter paciência para escolher cada item. Nesse cenário, a fita métrica será uma das suas grandes aliadas. Além disso, você também pode fazer marcações no chão e paredes para saber exatamente o tamanho que os móveis devem ter.

Outra dica para aproveitar os espaços disponíveis é apostar em móveis dois em um ou dobráveis, como sofás que viram camas, camas box, tábuas de passar roupa embutidas em armários e mesas e cadeiras dobráveis.

Iluminação de qualidade

Uma boa iluminação é uma das peças-chave para decorar um apartamento pequeno. Afinal, você sabia que ter apenas uma lâmpada no teto dá a sensação de que o ambiente é menor? Por isso, a nossa dica é investir na iluminação do seu lar, incluindo mais lâmpadas no cômodo. Além de serem benéficas para sua visão, elas ainda tornam o espaço mais sofisticado e amplo.

Mas, para isso ser possível, é preciso saber para qual situação cada tipo de luz é indicada.

  • Luz branca: indicada para ambientes de trabalho, como cozinhas, banheiros, escritórios e lavanderias.
  • Luz amarela: mais aconchegante do que a luz branca, essa é indicada principalmente para quartos e salas de estar.

Dica: se a sua casa tem espaços integrados, vale a pena ter mais de um interruptor para poder controlá-las.

Tire proveito dos ambientes integrados

Integrar ambientes é uma ótima forma de deixar a casa mais espaçosa. Por isso, é cada vez mais comum ver projetos com a cozinha integrada à sala de estar e de jantar, por exemplo. Nesse caso, é importante pintar as paredes da mesma cor e usar o mesmo piso, já que a ideia é dar a sensação de continuidade, não delimitando os ambientes.

Mas, se a sua casa não tiver um projeto como esse, vale a pena considerar quebrar algumas paredes para obter ambientes mais amplos. Porém, nesse caso, é fundamental contar com a ajuda de um profissional e checar a planta do apartamento para evitar problemas estruturais.

Não abra mão do conforto

Não é por o apartamento ser pequeno, que você não pode investir em itens confortáveis. Pelo contrário, o lar deve ser o seu refúgio e com poucos itens, já é possível proporcionar o aconchego que sua casa merece. Uma ótima forma de fazer isso é incluindo almofadas e mantas na sala de estar. Além disso, os tapetes também são indispensáveis. Esses modelos da linha Allegro da Kapazi, por exemplo, oferecem um toque macio e são perfeitos para os banheiros.

Mas, é claro que os tapetes também podem e devem ser utilizados em todos os ambientes da casa. E se você está procurando peças para deixar sua casa mais aconchegante, clique aqui e confira o catálogo completo da Kapazi.